quarta-feira, 16 de março de 2011

Lutando contra a fascite plantar

A maioria de vocês conhece meu "drama" com a fascite plantar! Já são mais de dois anos que convivo com os altos e baixos dessa lesão!

O último episódio de extrema dor que me fez parar foi mês passado. Confesso que dessa vez fiquei muito chateado e cheguei a decidir parar de tentar voltar a correr.

Mas foi ai que lembrei de uns caras que conheci na última corrida de revezamento . Os fisioterapeutas Gercino e Marco. Eles estavam apresentando durante o evento um trabalho na área de fisioterapia esportiva. Na época conversei(chorei) sobre o meu problema. Foram muito atenciosos, fizeram uma pre-avaliação e me explicaram possíveis tratamentos.


Mês passado resolvi então ir na clínica deles (Axis Fisioterapia). Lá, a primeira coisa que fiz foi uma vídeo-analise, que consiste em filmar a pessoa correndo calçada, correndo descalça, pulando, parada, etc. Com esse vídeo e mais uma avaliação clínica eles conseguem identificar possíveis problemas que podem estar causando uma lesão ou prejudicando o desempenho na corrida.

Depois de alguns dias voltei para o Gercino apresentar o laudo. Eles explicaram e entregaram tudo impresso e bem detalhado com as conclusões e indicações de tratamento e tenis ideal.

Também fiz uma avaliação com o Marco. Ele explicou vários tipos de alongamento e fez uma sessão de tortura quebra de fibrose no pé.

Resumindo: Estou fazendo um tratamento que consiste em um programa de condicionamento dos pés, uso de uma palmilha especial feita sob medida para correção biomecânica (ela é o grande segredo do tratamento), alongamentos específicos e a terrível quebra de fibrose (#dor) . Isso tudo com o objetivo de acabar com o agente causador da lesão.


Esse final de semana vai completar uma semana de tratamento e apesar de ser cedo já estou conseguindo ver resultados. Vou tentar sempre que possível colocar aqui no blog a evolução (seja positiva ou negativa) até o ponto que eu estiver conseguindo correr novamente sem dor!

Espero que com meus depoimentos eu consiga encorajar outros corredores machucados e parados a terem persistência e principalmente esperança.

10 comentários:

  1. parabéns pela persistência!
    e parabéns pelo post !
    espero que esse depoimento incentive outros atletas a superarem suas lesões e demais dificuldades !
    ihuu !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Leleo!!
    Estou torcendo pela sua melhora e pra ver vc em breve voltando a dar vida ao Ihuu...
    :D
    Sorte e sucesso!!
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Isso que eu chamo de "espírito esportivo", meu amigo! É não se deixar abater quando a estamina se esvai. E você é um exemplo de condicionamento físico e mental que é capaz de passar por cima dessa!

    Conte conosco pra te acompanhar nesse 'trote'. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonardo,
    Obrigado pelo voto de confiança em nosso trabalho. Estou em Los Angeles em mais um curso de Avaliação Biomecânica em Corrida. Semana que vem estarei na Universidade de San Francisco conhecendo um programa de prevenção de lesões em corredores - RunSafe. Com certeza levarei novidades para tratamento de fascite plantar.
    Abraço
    Gercino - Axis Fisio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa, Léo.

    Você é o grande incentivador deste grupo e torço pela sua rápida recuperação.

    Recomendo também uma "dose-extra-de-paciência" para que você complete todo o tratamento.

    Tenho certeza que logo voltaremos aos treinos.

    Abraços,

    Marcelo :)

    ResponderExcluir
  6. leo vai dar tudo certo... logo vc esta estara de volta..pelo menos agora posso dar IHUU em vc...pensa minha chance..kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Valeu galera!!
    Em breve estaremos todos correndo juntos novamente!!
    Ja vou avisando que vou desafiar muita gente :)

    ResponderExcluir
  8. É, esta fascite plantar não é moleza não! Mas agora, você tem grande chance de conseguir resolver o problema. Estamos torcendo.
    Quiçá comemorarmos com um treinão, com direito até a melancia, quando da sua volta.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  9. Leleo!!!!
    Estou orgulhoso do nosso eterno capitão!
    Não desista meu amigo! Tenho certeza que dentro de poucos meses você estará correndo novamente e até poderá tentar me acompanhar nas corridas futuras!
    Você sempre será um vencedor meu amigo, exceto quando for me enfrentar nas pistas (estou voando baixo!).
    Assim, de antemão já TE DESAFIO para uma corrida em três meses, quando você já estiver pronto pra correr!
    Eu sei que é covardia vencer você na sua volta, mas você me conhece: eu não tenho dó! Eu arrebento mesmo! :D
    Grande abraço, meu amigo, e sucesso no tratamento! Logo logo você estará de volta devolvendo ao grupo o espírito Ihuuano que você sempre carregou!

    ResponderExcluir