quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Corra da gripe

Não há como negar, o vírus Influenza A (H1N1), que inicialmente foi chamado vulgarmente de gripe suína, circula livremente entre nós. Calcula-se que, nesse primeiro momento no Brasil, cerca de 70 milhões de brasileiros terão contato com ele até o final de setembro. Apesar dos números, não há motivos para entrar em pânico. Em 99,85% dos quadros de H1N1 a evolução será benigna, com sintomas leves ou moderados, como uma gripe comum e deve ser tratada com os cuidados tradicionais, ou seja, repouso e antitérmicos.

De acordo com o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, Fábio Araujo, especialista em medicina esportiva pela Unifesp, as pessoas que sofrem mais riscos com o H1N1 são: idosos com mais de 75 anos, menores de 2 anos, indivíduos que fazem tratamento de quimioterapia ou tomam coquetel para combater o HIV, cardiopatas e pneumopatas crônicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabéticos, e obesos mórbidos. Em pessoas saudáveis, a taxa de mortalidade do vírus H1N1 é menor que a da gripe comum.”

O especialista ainda revela que a Organização Mundial de Saúde se preparava para enfrentar um surto de gripe aviária, que possui uma letalidade em torno de 70%. Felizmente, o vírus da gripe aviária ainda está no sudeste da Ásia e atinge pessoas que têm contato com aves como o frango.”

Para Araujo, o Brasil foi surpreendido pela epidemia do vírus H1N1 e o índice alto de mortalidade no México. O importante é saber que o H1N1 tem as mesmas características da velha gripe de sempre. No inverno, existem ainda dois vírus rodando pelo mundo, A/H1N1 e A/H3N2. O tratamento e cuidados não mudam em nada”, tranquiliza.

Saiba disso

1 - Das atuais viroses respiratórias presentes no sul do país, 60% são do novo vírus
2 - Esses casos devem ser tratados como a gripe comum
3 - Apenas nos casos mais graves há necessidade de usar os medicamentos antivirais. O antiviral Tamiflu só será disponibilizado para os casos comprovadamente graves. Usá-lo para qualquer gripe aumenta a resistência do vírus
4 - Por causa da gripe comum, em julho de 2008, 4500 pessoas morreram no Brasil.

Corrida e gripe

Quando a gripe ataca, muitos continuam com o treinos de corrida para não perder a forma ou furar a tabela visando uma prova qualquer. A primeira atitude a tomar quando qualquer gripe surge é ter bom senso”, avalia o médico.

Quem apresenta febre deve ficar em repouso. A alta temperatura ocasionada pela febre é sinal de algum processo de inflamação no organismo, que causa uma enxurrada de citoxinas (hormônios inflamatórios nas células e músculos). Esses hormônios agem como um mecanismo de defesa no corpo para expelir o vírus.”

Alguns atletas relegam esses chamados do corpo e praticam atividades estando doentes. "Se a pessoa gripada insistir nos treinos, o sistema imunológico pode ficar sobrecarregado.”

O ideal, para o médico, é retornar aos treinos dois dias após o último episódio de febre, sinal do fim da infecção. O sinal que indica que o corredor deve parar é a febre. Atenda o chamado de descanso imposto pelo seu corpo.”

Vírus x bactéria

Não existe nenhuma medicação capaz de curar uma doença provocada por vírus. Nesses casos, os remédios apenas atenuam a atividade do vírus, como no caso do HIV. Já as doenças provocadas por bactérias (amigdalite, faringite, sinusite) podem ser confundidas com a gripe comum, mas devem ser combatidas com antibióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário