quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Três mitos sobre a corrida

Críticos de plantão adoram inventar histórias para desanimar quem pretende começar a correr. Muitos dizem que esse esporte pode causar problemas cardíacos, que ossos e articulações podem ser prejudicados etc. Para acabar com as dúvidas perguntamos para o médico cardiovascular e especializado em medicina ortomolecular, Dr. Wilson Rondó, sobre três mitos. Confira suas respostas!


A corrida exige demais do sistema circulatório e pode causar infarto?

Todo exercício que não é feito com frequência realmente aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Mas isso pode ser evitado com um programa bem elaborado, feito por profissionais da área, e com uma consulta ao médico antes de começar na corrida, para saber de suas condições físicas. A prática deve evoluir gradativamente, sem forçar limites. Alternar caminhada com um trote leve pode ser uma boa forma de começar.

Aos poucos, você vai habituando o corpo. Correr 3 ou 4 vezes por semana e fazer outro tipo de exercício, como musculação, só lhe fará bem. Ao contrário do que dizem por aí, seu coração que é um músculo só se fortalecerá.


Correr agride ossos e articulações?

A verdade é que a corrida ajuda a manter a densidade mineral dos ossos. Portanto, eles ficaram mais fortes. Esse exercício também evita o osteoporose.


Correr na meia-idade encurta a vida?

Essa é um mito completamente sem sentido. O Archives of Internal Medicine de agosto de 2008 apresentou os resultados de um estudo comprovando que a corrida e outros exercícios vigorosos na meia-idade estão associados a uma vida mais longa e saudável. Afinal, a prática de exercícios aumenta a auto-estima dos mais velhos, que passam a se sentir capazes de superar limites físicos. É puro prazer!


Fonte: New Balance Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário